Seguidores

domingo, 2 de outubro de 2011

EVA um material de diversas atividades artesanais


A borracha EVA  é um produto de alta tecnologia, que mistura Etil, Vinil e Acetato, daí receber a denominação de E.V.A. É encontrada nas mais variadas cores e muito conhecida entre artesãos e artistas. Seu uso no Brasil se popularizou com a fabricação artesanal de chinelos. Hoje, ela é usada em larga escala pela indústria na confecção de inúmeros objetos, principalmente de calçados. 

Porém, é no artesanato que o seu uso se destaca, pois alia o industrial com o artesanal, já que combina um produto criado pela alta tecnologia com o trabalho criativo e especial feito por mãos habilidosas.

Esse é um material versátil, prático e leve, que propicia um trabalho bem acabado, de grande efeito plástico, além de oferecer bom retorno financeiro para o artesão, em virtude do seu baixo custo.  Essa borracha não tóxica pode ser aplicada em diversas atividades artesanais. As placas de EVA são de grande versatilidade, laminadas em diversas cores, espessuras, durezas e densidades, além de serem extremamente fáceis de manusear, não exigindo grandes cuidados quanto à limpeza e marcas de dobra.  

Com artesanato em EVA podem ser criadas lindas lembranças para aniversários, dia dos pais, dia das mães, das crianças, páscoa, para decoração de festas e montagem de cenários; máscaras para carnaval; entre outras. É também muito apropriada para confecção de material didático e confecção de painéis em escolas. É uma ótima opção para substituir o isopor em enfeites de festas infantis, pois dura mais, não se esfarela, não suja e é mais fácil de transportar.

Pata trabalhar com esse material emborrachado, as ferramentas mais comuns são: tesouras, estiletes, colas e o que mais puder ser implementado, não se esquecendo de que o mais importante é a criatividade e o acabamento das peças. Essas devem ser confeccionadas em um local arejado, de bom tamanho, pois a borracha tem um cheiro forte quando está nova. Evite deixá-la em local fechado dentro de casa. Para trabalhar, o ideal é uma mesa rústica de altura adequada para não forçar a coluna. Se não quiser que a mesa seja danificada, providencie uma tábua para protegê-la dos cortes de estilete e da cola. A borracha pode ser adquirida em casas especializadas em artesanato, armarinhos, ou ser solicitada diretamente ao revendedor.
http://www.cpt.com.br/imagens/enviadas/materias/materia2080/m-artesanato-borracha-eva.jpg
A borracha EVA é, hoje, um dos materiais mais usados em artesanato.

A borracha EVA é, hoje, um dos materiais mais usados em artesanato em virtude de sua versatilidade, praticidade e baixo custo, propiciando um trabalho bem acabado, de grande efeito plástico, e, principalmente, que oferece bom retorno financeiro para o artesão.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...